Perguntas frequentes

Cliente

Se a XP Investimentos quebrar, como ficam meus investimentos?


É interessante analisar quando uma corretora quebra. Diferente do banco que empresta dinheiro e pode sofrer com inadimplência, uma corretora não oferece empréstimos. Uma corretora quebra quando, por exemplo, não consegue pagar suas despesas (funcionários, agentes autônomos de investimentos, aluguel, etc.) com o que recebe de corretagem e outros repasses. Neste caso, os fundos que distribui não são afetados, pois são de outras instituições (inclusive os com XP no nome, pois são geridos por outra empresa - a XP Gestão). Há na indústria de fundos a chamada Muralha da China que separa um fundo da instituição que o distribui. Obrigatoriamente são CNPJs diferentes, portanto um problema na instituição que distribui o fundo, não significa necessariamente problema para os cotistas do fundo. Produtos como CDBs, LCIs, LCAs, LCs, LFs e ações não são impactados já que são produtos de outras instituições e são apenas distribuídos pela corretora. Convém lembrar que a XP Investimentos está em situação privilegiada, sendo a maior corretora independente do Brasil, lucrativa e consolidadora do setor (comprando outras corretoras).




Se alguma instituição financeira, que tem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) quebrar, qual minha segurança investindo pela XP?


A XP Investimentos foi a primeira corretora a aderir ao selo Cetip Certifica. As corretoras que tem esse selo de qualidade registram e identificam em nome do investidor todas as operações de compra de certos títulos de renda fixa como CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e outros. Se o cliente comprar algum título que tenha garantia do FGC, com o Cetip Certifica o investidor ganha agilidade e segurança caso o ressarcimento do FGC seja necessário.




Alguns fundos tem taxa de performance. Como funciona?


A taxa de performance é paga apenas se o gestor supera uma meta. A meta pode ser um índice como o Ibov, CDI, IMA-B, etc. dependendo do objetivo do fundo. Apenas na parte que o gestor superar a meta, o excedente da meta, o gestor fica com um percentual, em geral 20% e você fica com o restante (80%). Se o gestor não superar a meta, não ganha nada de taxa de performance.





Futuro cliente

Como faço para abrir uma conta na XP Investimentos com atendimento gratuito da ODERSON Agente Autônomo de Investimento Ltda?


Pessoa Física: preencha o cadastro aqui. Seu Assesssor é ODERSON ( A65590). A seguir entre em contato conosco. Pessoa Jurídica: entre em contato mencionando qual o tipo de empresa (pública, ltda., S/A, entidade sem fins lucrativos, etc.). Veja o tipo de assessoria que você terá aqui.




Qual o valor mínimo para abrir uma conta na XP Investimentos com atendimento gratuito e personalizado da ODERSON Agente Autônomo de Investimentos?


Você pode abrir uma conta com qualquer valor aqui, mas para ter um atendimento completo e personalizado de acordo com seu perfil, objetivos e conforto em relação a segurança que cada tipo de investimento oferece você terá que investir ao menos determinado valor. Veja mais aqui.




Se a XP Investimentos quebrar como ficam meus investimentos?


É interessante analisar quando uma corretora quebra. Diferente do banco que empresta dinheiro e pode sofrer com inadimplência, uma corretora não oferece empréstimos. Uma corretora quebra quando, por exemplo, não consegue pagar suas despesas (funcionários, agentes autônomos de investimentos, aluguel, etc.) com o que recebe de corretagem e outros repasses. Neste caso, os fundos que distribui não são afetados, pois são de outras instituições. Mesmo os fundos com XP no nome são geridos por outra empresa, a XP Gestão. Há na indústria de fundos a chamada Muralha da China que separa um fundo da instituição que o distribui. Obrigatoriamente são CNPJs diferentes, portanto um problema na instituição que distribui o fundo, não significa necessariamente problema para os cotistas do fundo.. Produtos como CDBs, LCIs, LCAs, LCs, LFs e ações não são impactados já que são produtos de outras instituições e são apenas distribuídos pela corretora. Convém lembrar que a XP Investimentos é atualmente a maior corretora independente da América Latina, lucrativa e consolidadora do setor (comprou várias outras corretoras). Tem como um dos seu sócios o Banco Itaú.




Se alguma instituição financeira que tem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) quebrar qual minha segurança investindo pela XP?


A XP Investimentos foi a primeira corretora a aderir ao selo Cetip Certifica. As corretoras que tem esse selo de qualidade registram e identificam em nome do investidor todas as operações de compra de certos títulos de renda fixa como CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e outros. Se o cliente comprar algum título que tenha garantia do FGC, com o Cetip Certifica o investidor ganha agilidade e segurança caso o ressarcimento do FGC seja necessário. Veja mais no artigo da Exame: "As corretoras mais seguras para se investir em CDB e LCI".




Quais são os custos para investir através da XP Investimentos?


Veja os custos aqui.





© 2017 - 2020 Oderson Investimentos

Todos os direitos reservados

Disclosure

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • SoundCloud