Começando a INVESTIR

Atualizado: Jul 26


Quando comecei a ouvir sobre Mercado Financeiro achava tudo muito virtual e quase sobrenatural... e algumas analogias me ajudaram a visualizar de maneira bem desenhadinha esse mundo meio obscuro.


A primeira analogia foi um pouco machista... mas colaborou para meu entendimento... Ouvi que a emoção de uma mulher dentro de uma loja de sapatos é a mesma de um homem em frente a tela do computador escolhendo em que investir.


Certamente a euforia toma conta ao me deparar com uma liquidação de sapatos, especialmente daquela loja preferida... se bem que... na situação atual basta uma pantufa... Mas não foi um comentário muito legal do coleguinha, né...?


Atualmente meus batimentos também aumentam quando vejo meus investimentos (farelinhos, por enquanto... rs), tomarem forma! Dá orgulho!


Agora vamos tentar seguir nas analogias, entender o processo e investir muuuuuito dinheiro... kkkk!


Quem é da região de Campinas/SP, conhece o Shopping Dom Pedro, até pouco tempo, o maior Shopping da América Latina. Faz de conta que Shopping Dom Pedro é a XP Investimentos.


Este shopping atende diversos perfis de consumidores (investidores). Sua área é divida em: praça de alimentação, restaurantes finos, lojas elitizadas, lojas populares, lojas de móveis, supermercados, material de construção, livrarias, farmácias, etc. Mentalize agora que esses pontos comerciais são como diversas opções de investimentos disponíveis no mercado financeiro, cada uma com sua característica: rentabilidade, risco, liquidez, etc.


Aí você quer comprar um SAPATO (provocação!) e ainda aproveitar para almoçar.  Esse sapato pode ser comprado numa infinidade de lojas, tanto na Baby quanto na Arezzo, por exemplo. Seu almoço pode ser no Bob's ou no Jangada ...


Essas escolhas de produtos variados que temos no shopping são os CDBs, LCIs, Ações, Ouro, Dólar, Debêntures, CRAs, LFs, FIDCs, etc. (há mais inúmeras opções dentro do mercado financeiro). Se o sapato é um CDB (exemplificando), é possível realizar a compra de CDBs de "marcas" diferentes (de bancos grandes e tradicionais até os menores ou mesmo de bancos online), com rentabilidades e níveis de risco diferentes.


Citando o caso análogo, as variações de qualidade, estilo, preço etc. das lojas ou restaurantes também podem ser aplicadas às opções de investimentos no mercado financeiro, que da mesma forma apresentam suas peculiaridades.


Deu para entender? O que vai auxiliar e colaborar muito na decisão de seus investimentos é o seu perfil (conservador, moderado ou agressivo) traçado após a abertura de sua conta.


E os riscos?


A segurança em investir aqui ou ali é a mesma. É como decidir comprar o mesmo sapato da marca "X" no Shopping Dom Pedro ou no Shopping Iguatemi.


Por exemplo, comprar o CDB (Sapato!) do "Banco X" através da XP Investimentos ou no próprio “Banco X”, dá na mesma, e tem o Fundo Garantidor de Créditos que protege até 250 mil reais (por CPF ou CNPJ). A GRANDE diferença é que o Assessor de Investimentos tem o fiel compromisso na satisfação de seu cliente, e não é refém das metas exigidas aos gerentes do “Banco X”. 


Não me prolongarei neste ponto... pois já tem muita gente brigando neste ringue... O que sei é que você pode e deve pedir um comparativo de sua carteira e decidir pelas melhores opções de rentabilidade, liquidez e risco de acordo com seu perfil e objetivos.


Tire suas dúvidas com quem sabe mais do que eu (sobre Mercado Financeiro... rs...).


Inspirador do dia:

Aquele moço que fez a analogia machista... kkkk. Quem quiser saber o nome dele, me pergunte inbox... kkkkk.



Fale sempre com seu assessor!

90 visualizações

© 2017 - 2020 Oderson Investimentos

Todos os direitos reservados

Disclosure

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • SoundCloud